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Description

Um jogo de 4 pessoas (2 duplas), com um maço de 104 cartas, contendo dois baralhos de 52 cartas padrão mais 4 curingas. São distribuídas 11 cartas para cada jogador. O time que marcar mais pontos ganha o jogo. Frente - uma frente é um conjunto de cartas que combinam, baixadas com a face para cima na mesa. Na Canastra Clássica para baixar uma frente você deve cobinar cartas do mesmo valor. A menor frente é composta por 3 cartas. Cada frente deve ter pelo menos duas cartas normais e não mais que 3 curingas. Não é possível jogar a carta 3 nas frentes. Não é pérmitido ter duas frentes do mesmo valor, neste caso deve-se juntar os jogos.

Descendo os 3: Se um jogador saca um 3 vermelho, este deve ser baixado na mesa. O jogador então saca uma nova carta para substituir o 3 vermelho. Essa frente não conta como a inicial e não é permitido baixar jogos com 3 preto.

Curingas: Os 2 e Curingas podem ser combinados em qualquer jogo, seguindo as regras.

Bater: Quando você consegue descer todas as cartas antes do adversário. Pelo menos uma canastra é necessária para bater.

Canastra: Uma combinação de 7 ou mais cartas é considerada uma canastra. Ela precisa de pelo menos 5 cartas normais. Existem dois tipos, Suja (contém curingas) e Limpa (apenas cartas normais).

Frente Inicial: deve-se atingir a contagem mínima em uma frente da sua mão para poder baixa-lá. A contagem mínima depende da pontuação cumulativa da dupla no começo daquela mão.

Lixeira Trancada: A lixeira fica trancada para uma dupla até ela descer a frente inicial e trancada para ambos se um curinga ou 3 preto for descartado.

Jogando Canastra Clássica

No seu turno, compre uma carta do monte (pilha de cartas com a face para baixo) ou da lixeira (pilha de cartas descartadas), verifique se existe alguma carta que pode formar uma frente e selecione uma carta pra descartar. (O jogo se move no sentido horário). Ao descartar o seu turno acaba e permite que o próximo jogador jogue. Para bater é necessário ao menos uma canastra. Se algum dos times conseguir bater ou o monte de cartas acabar, a partida termina.

Sacando da Lixeira

Em vez de comprar do monte, o jogador pode pegar todas as cartas da lixeira. para tal, o jogador deve utilizar a carta no topo da lixeira para formar uma nova frente com cartas da mão ou enxaicar em uma frente existente.

Requerimento mínimo para frentes na Canastra Clássica:

Pontuação Cumulativa Contagem mínima da frente inicial
Negativa 15 pontos
0 - 1495 50 pontos
1500 - 2995 90 pontos
3000 ou mais 120 pontos

O valor padrão das cartas jogadas é adicionado para verificar se o requerimento é atingido.

Bater Direto

Para bater direto o jogador deve formar as frente em sua mão, com ao menos uma canastra. Para tal, o jogador não deve ter descido frentes anteriormente (os 3 vermelhos não contam) mas pode ignorar o rquerimento mínimo para baixar frentes. É permitdo bater direto após comprar a lixeira, mas neste caso o jogador nao pode ignorar o requerimento mínimo.

Notation

À la fin de la partie, chaque équipe calcule son score total pour la main. Le score de l'équipe est obtenu en additionnant les bonus et les pénalités et en soustrayant la valeur des points des cartes laissées dans la main de l'autre partenaire. Si une équipe a au moins une canasta, les valeurs de points de toutes les cartes des melds placées sur la table sont comptées et additionnées au score total. Les valeurs des cartes sont les suivantes :

  • Joker : 50 points chacun
  • A, 2 : 20 points chacun
  • K, Q, J, 10, 9, 8 : 10 points chacun
  • 7, 6, 5, 4 : 5 points chacun

Les points de bonus sont comptés comme suit:

  • Sortir +100 points
  • Sortir caché : 100 points supplémentaires, soit +200 pour sortir
  • Canasta naturel : +500 points chacun
  • Canasta mixte : +300 points chacun
  • Rouge trois : +100 points chacun (ajouter 400 points supplémentaires si les quatre trois rouges sont posés)

Le score des trois rouges sera positif si l'équipe a au moins une mêlée, sinon, il sera soustrait du score de l'équipe.

Le jeu se termine lorsque l'une des équipes atteint un score cumulé d'au moins 5000. L'équipe qui a le plus de points gagne la partie.

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